Do Desastre ao Triunfo

variação, ondulação e vibração.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

TOP 100 - Melhores músicas de 2011 (#40 - #21)


















40. Charles Bradley: "Heartaches and pain"



Além da voz sobre-humana, Charles Bradley se mostra como um verdadeiro soulman, com uma alma cheia de pesar e fúria. "'Charles you gotta stand tall because life is full of sorrow heartaches and pain".

39. Adele: "Rolling in the deep" (Jamie xx remix)



A versão original me parece um pop-soul cansativo e hiper-produzido. Adele, no entanto, tem um ótimo alcance vocal que só agora é ressaltado nessa versão minimalista do seu maior hit, focada em percussões variadas e marcantes. "But you played it to the beat".

38. Girls: "Vomit"



Bela epopeia musical que eleva seus tons aos poucos para chegar ao seu clímax apoteótico. "I spend 'em runnin' 'round lookin' for you, baby".

37. Radiohead: "Morning Mr. Magpie"



A comprovação que a inquietação e seu flerte com o que há de mais moderno no eletrônico irão sempre impedir que a banda nos trague as mesmas músicas de sempre. "You got some nerve coming here”.

36. Matana Roberts: "Libation for Mr. Brown"



Matana descansa seu sax para esse work song, o canto de escravos que inspiraram o blues. A vocalização pura, a capella, segue até entrar um baixo e bateria a serviço das vozes que inspiram profunda melancolia ao discorrerem sobre um leilão de escravos.

35. Kate Bush: "Snowflake"



A reiteração para efeitos mais dramáticos não é exclusividade da música eletrônica. Kate Bush só precisa de uma linha de piano para criar essa espécie de mantra. "The world is so loud, keep falling and I'll find you".

34. Bon Iver: "Calgary"



Folk atmosférico destacado pelo agudo melancólico de Bon Iver. “So it's storming on the lake, little waves our bodies break”

33. Tom Waits: "Back in the crowd"



Subvertor de gêneros, agora Tom Waits, com sua voz sobrenaturalmente grave, nos embala nessa canção de ninar vinda direto do inferno. “If you don't want these arms to hold you”.

32. Dorgas: "Loxhanxha"



O Brasil também faz seu math rock conjugando atmosfera e groove.

31. Blawan: "Getting me down"



O que o dubstep tem de mais dançável. “I know anybody's gonna be lonely”.

30. Yuck: “Get away”



Se surgirem outras distorções pops como essa a falta de um novo trabalho do Sonic Youth, que deram um tempo, não será tão sentida. “Me and my guitar drowning down and down”

29. Autoramas: “Abstrai”



Nos mostra que não parece ser tão difícil fazer uma perfeição rockeira com a simplicidade da jovem guarda e as variações do post-punk. “Desencana, não generaliza”.

28. The Black Keys: “Lonely boy”



O que se pode dizer dessa sublimidade é que é impossível de se escutar uma vez só. “Oh oh oh I got a love that keeps me waiting”.

27. PJ Harvey: “The glorious land”



Abençoada de que? Por quem?  PJ Harvey, com uma voz e curiosidade infantis quer desvendar esse terreno baldio que é os Estados Unidos da América. “Oh what is the glorious fruit of our land? Its fruit is deformed children”.

26. Bon Iver: “Beth/rest”



A música mais brega do disco do Bon Iver é também sua melhor. Sem medo de perder a mão na dramaticidade, com o uso de órgãos e teclados retrô, Iver nos entrega sua peça mais bela. “I ainʼt living in the dark no more”.

25. Mastodon: “Curl of the burl”



Um pouco de peso para voltar a respiração. “That's just the way of the world“.

24. Cults: "You know what I mean"



Inicia-se como um doo wop vindo dos anos 50 para no refrão pegar uma carga mais rockeira. A junção é incrivelmente uniforme. “And I can't sleep alone at night”.

23. Pélico: “Recado”



Um Roberto Carlos moderno. “Nem anjos e santos de pura bondade pra te perdoar”.

22. Metá Metá: “Obatalá”



Instrumental marcado pelo perfeito violão de Kiko Dinucci e a voz cristalina de Juçara Marçal.

21. Beyoncé, Jay-Z & Kanye West: “Lift off”



O eletrônico marcial servindo para uma Beyoncé, fora do mainstream, em estado de graça. “Now we gon' take it to the moon, take it to the stars”.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial